domingo, 14 de novembro de 2010

Ajude o médico a ajudar você

AJUDE O MÉDICO A AJUDAR VOCÊ
Autor: Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Publicado na Folha de Londrina, Ed. nº 17.746.

Uma consulta médica é sempre cheia de variáveis. A falta de comunicação entre médico e paciente pode gerar um erro no diagnóstico ou no tratamento e as consequências podem ser desastrosas. Portanto, é muito importante que o médico e paciente estejam sempre bem preparados para a consulta.
Do lado do paciente, é necessário pensar em tudo o que envolve a sua queixa. Seja qual for o motivo, reúna o que estiver relacionado a ela e a você. Leve consigo os nomes e dosagens de todos os medicamentos que toma e tomou nos últimos tempos, inclusive vitaminas ou aqueles tidos como naturais. Os últimos exames realizados e informações sobre doenças como hipertensão ou diabetes em pessoas próximas da família, ou doenças hereditárias, mesmo em parentes um pouco mais distantes, também são relevantes.
No caso de uma queixa de um sintoma específico, tente preparar um relatório de quando surgiu, como foi, como tem evoluído, e também como você tem dormido e se alimentado. Lembre-se dos últimos passeios, viagens, produtos de higiene e limpeza utilizados em casa, tudo isso pode ser questionado conforme o andamento da consulta. Se já tiver feito um a consulta anterior sobre o mesmo motivo, seja franco e apresente os exames e o parecer profissional. Por fim, não minta ou omita jamais sobre o consumo de cigarro, álcool, drogas e hábitos de vida. O médico não está ali para julgá-lo, e sim para ajudá-lo. Qualquer uma destas informações pode mudar completamente a indicação de tratamento ou os exames para complementar o diagnóstico.
No final da consulta, só saia do consultório se estiver totalmente esclarecido de tudo o que foi dito, sem nenhuma dúvida quanto aos exames e medicamentos. Não tenha receio de perguntar para que servem, quando e como devem ser tomados,e qual o prazo para a realização dos exames. Você também deve saber quais os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Compreender o receituário também é necessário. Se a letra não estiver legível, pergunte o que está escrito e copie ao lado, para não haver dúvida ao chegar à farmácia. Também informe-se de antemão se há genérico disponível e qual o nome comercial para adquiri-lo.

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